Sinal analógico de DF será desligado à meia-noite desta quinta-feira -->

Notification

×

Kategori Berita

Cari Berita
Copyright © Best Viral Premium Blogger Templates

ad2

Iklan

Iklan

Sinal analógico de DF será desligado à meia-noite desta quinta-feira

TvibopeOficial
quinta-feira, 17 de novembro de 2016, novembro 17, 2016 WIB Last Updated 2019-02-22T03:52:01Z
'
O sistema analógico de televisão será desligado oficialmente à meia-noite desta quinta-feira (17) no Distrito Federal e em nove cidades do Entorno. A portaria que autoriza o fim desse tipo de transmissão foi assinada pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Com isso, a região passa a receber apenas o sinal digital, que oferece maior qualidade de imagem e som.

"Hoje, o Brasil vive um dia histórico. [...] A partir da meia-noite de hoje, todos nós vamos poder falar, com muito orgulho, que o DF tem um dos melhores sistemas de radiodifusão do mundo, em sua plenitude, assim como de telecomunicações. Ambos, em um curto espaço de tempo, atingindo toda a abrangência do Distrito Federal", disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, afirmou que a mudança atinge 1,25 milhão de domicílios, sendo 947 mil residências no DF e outras 310 mil no Entorno. Segundo ele, o "espaço" deixado pelo sinal analógico será usado por empresas de telefonia, para melhorar a qualidade do sinal de telefone e internet.
"Esse ato representa outro passo para o setor de telecomunicações, pois com ele se libera a frequência de 750 mHz que servirá de suporte para a expansão da banda larga do país", disse.
A transição também foi concluída nas cidades goianas de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. O desligamento estava previsto para 26 de outubro, mas foi adiado pelo governo após medição do número de domicílios adaptados.

Nesta terça (16), o número de domicílios preparados para receber a TV digital estava em 90%, de acordo com levantamento do Ibope. Quem ainda não fez a transição deve ficar sem sinal de TV a partir desta quarta e precisará comprar um adaptador e/ou uma antena UHF para continuar assistindo à programação dos canais abertos.
Famílias de baixa renda e inscritas em programas do governo federal como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida (veja lista completa abaixo) podem receber kits de adaptação gratuitos, com conversor, antena, cabos e controle remoto. Segundo a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), 75 mil kits ainda estavam disponíveis para retirada até o último dia 7.
No DF, a mudança atinge 13 geradoras de conteúdo e 12 emissoras, ou seja, 25 canais que hoje transmitem no analógico só transmitirão no sistema digital a partir de 17 de novembro.

Quem não tem certeza se o aparelho tem o conversor ou tem outras dúvidas sobre a mudança no sistema pode esclarecer os pontos pela internet ou ligar para a central de atendimento ao telespectador da TV Globo, pelo 4002-2884.

Mudança nacional
Aos poucos, o sinal analógico vai deixar de existir em todo o Brasil, sendo substituído pelo digital. Na cidade do Rio de Janeiro e em outros 18 municípios do estado, por exemplo, a data prevista para o fim do analógico é em 25 de outubro de 2017.
Nos canais que forem desligados, as emissoras vão manter uma cartela informativa no ar por 30 dias, para que o telespectador saiba da mudança.
O sinal digital representa maior qualidade de imagem e som, é mais forte e não sofre interferências, ao contrário do analógico. A imagem chega ao televisor sem ruídos, chuviscos e "fantasmas".
O DF será a primeira unidade da federação a ter 100% de sinal digital. A previsão anterior do governo era de que a mudança na transmissão ocorresse em abril deste ano. A alteração no cronograma foi divulgada em janeiro.
A primeira cidade brasileira a desligar o sinal analógico foi Rio Verde, em Goiás, em 1º de março. A previsão do Ministério das Comunicações é de que a transmissão analógica seja extinta até 31 de dezembro de 2018 em todo o país.
Pelo cronograma do governo, 35 municípios de São Paulo, incluindo a capital, serão as próximas localidades a terem 100% de sinal digital. O desligamento do sinal analógico deve ocorrer em 29 de março de 2017. Em maio, é a vez de Goiânia desligar o analógico, segundo o mesmo cronograma.
As transmissões de TV digital no Brasil começaram em 2007. Até 2014, foram vendidos mais de 60 milhões de televisores com conversor integrado, que já saem das fábricas preparados para receber esse tipo de sinal.

Confira a lista de programas sociais que dão direito à retirada do kit:

- Programa Bolsa Família
- Programa Minha Casa, Minha Vida
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
- Carteira do Idoso
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda
- Programa Brasil Carinhoso
- Programa de Cisternas
- Telefone Popular
- Carta Social
- Pro Jovem Adolescente
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Passe Livre para pessoas com deficiência
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tampilkan

  • Sinal analógico de DF será desligado à meia-noite desta quinta-feira
  • 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E VEJA SE SEUS AMIGOS CONCORDAM!!!

Novas Postagens

Ofertas

Populares

+
?orderby=published&alt=json-in-script&callback=labelthumbs\"><\/script>");